7 de março de 2023

10 FILMES QUE CELEBRAM A FORÇA E A DIVERSIDADE DAS MULHERES E MULHERES TRANS

As mulheres e mulheres trans têm lutado por sua igualdade de direitos e representação na sociedade há muito tempo, no cinema, essas histórias têm sido cada vez mais contadas e valorizadas, tanto que existem produções nacionais e internacionais. Aqui estão 5 filmes nacionais e 5 filmes internacionais que celebram a força e a diversidade dessas mulheres. Eu (Arthur Claro) vou deixar um asterisco (*) nos filmes que assisti, também vou ser legal e deixar aonde vocês podem assistir cada filme, caso você não possua o streaming, recomendo que procure outros métodos para assistir. 

Madame Satã (2002)*: O filme conta a história da lendária figura Madame Satã, um homossexual afro-brasileiro que desafiou a sociedade machista e racista da época.

Assistir em: Claro TV+

Bixa Travesty (2018): A cantora e performer trans Linn da Quebrada é o foco deste documentário, que explora sua arte e sua luta por direitos e visibilidade.

Assistir em: Globoplay

Que Horas Ela Volta? (2015): A empregada doméstica Val é a protagonista desta história sobre hierarquia social e injustiça.

Assistir em: Netflix e Globoplay

Vazante (2017): A protagonista desta história é Beatriz, que vive em uma fazenda no século XIX e é forçada a casar com um homem mais velho.

Assistir em: Amazon Prime Video

Praia do Futuro (2014): Este drama segue a história de Donato, um salva-vidas que se apaixona por Konrad, um turista alemão.

Assistir em: Globoplay

Carol (2015): O romance entre duas mulheres na década de 1950 é o tema deste filme estrelado por Cate Blanchett e Rooney Mara.

Assistir em: Amazon Prime Video

A Garota Dinamarquesa (2015)*: Eddie Redmayne interpreta Lili Elbe, uma das primeiras pessoas trans a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual.

Assistir em: Amazon Prime Video e Apple TV

As Sufragistas (2015): A luta das mulheres pelo direito ao voto no Reino Unido é o foco deste filme estrelado por Carey Mulligan e Helena Bonham Carter.

Assistir em: Amazon Prime Video e Apple TV

Histórias Cruzadas (2011): A história de mulheres negras que trabalham como empregadas domésticas durante a era da segregação racial nos EUA é o tema deste filme estrelado por Viola Davis e Emma Stone.

Assistir em: Star +

Lady Bird - A Hora de Voar (2017): A relação entre mãe e filha é o tema deste filme estrelado por Saoirse Ronan e Laurie Metcalf.

Assistir em: Amazon Prime Video e Apple TV

Esses filmes são apenas alguns exemplos da riqueza e diversidade das histórias de mulheres e mulheres trans no cinema. É importante que essas histórias continuem a ser contadas e valorizadas, para que possamos avançar em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. Eu (Arthur Claro) pretendo assistir os filmes que não assisti, mas eu fiz estas escolhas, pois pesquisei no Google sobre filmes de mulheres e mulheres trans que mostram a força feminina que estão com elas desde sempre. Quem tiver mais filmes para me indicar, podem me indicar nos comentários.

Um comentário:

  1. 'Que horas ela volta?' é um filme tocante e marcante. Um verdadeiro tapa na cara de todos nós. Parabéns pela iniciativa!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir