10 de novembro de 2023

ENTREVISTA COM VAMPIRO, DIGO COM EMERSON GARCIA



Hoje eu (Arthur Claro) fui responsável ou irresponsável para fazer uma entrevista profissional (só que não) com o Emerson Garcia, o proprietário e idealizador do blog Jovem Jornalista que completa 15 anos e então como poucos sabem, eu tenho boas perguntas que quase ninguém fez para ele ou talvez tenha feito em outro momento, mas decidi criar algumas perguntas menos clichês possíveis, então fiz exatamente 13 perguntas, para compartilhar com vocês o que tem dentro da mente criativa do Emerson nestes 15 anos de existência do blog dele. 

O primeiro post "EM BREVE: REVISTA INSIDE NAS BANCAS !!!!!!" me parece não ser o real primeiro post, qual é o real primeiro post?
E se eu te disser que realmente ele é o primeiro post, você acredita? Então, fugi do lugar comum e o primeiro post não é a apresentação do blog, mas sim um post de uma revista eletrônica que estava em plena produção na época, durante a minha faculdade de jornalismo. O blog, no início, era um espelho da faculdade. Acredito que o post de apresentação do blog pôde ter vindo depois, ou está em alguma parte do menu!

O nome do blog tem alguma referência? Qual?
Sim, claro. A referência sou eu mesmo que era um "jovem jornalista" do alto dos meus 19 anos, por aí. Na época, esse nome veio na minha mente de repente, pesquisei na Internet para ver se tinha algo com o nome e vi o "Prêmio Jovem Jornalista", mas não deu nada e até hoje ninguém me processou (Risos!) Um dos primeiros slogans foi, mais ou menos, o seguinte: não sou um jornalista formado, mas uma foca, sou um Jovem Jornalista" (Talvez tenha sido algo parecido, mas a minha mente não é mais de um jovem jornalista, pois estou 'véio' (risos)). E não é que esse apelido pegou? As pessoas me chamam de Jovem Jornalista e JJ até os dias de hoje!

Você se arrepende de algum post? Qual?
De nenhum! Nem daqueles que deram B.O., polêmica ou que quase me geraram um processo.

De qual post você mais se orgulha de ter feito?
Me orgulho de todos, porque "dá trabalho pra fazer", mas gosto muito de "Homens que pintam as unhas com esmalte. O que você acha?", porque foi um tema polêmico. A ideia surgiu de algumas observações que fiz e é um post que tem muita originalidade. Ele chegou até Mauro Sousa, filho de Mauricio de Sousa, que foi um dos mencionados do post. Até hoje o post recebe comentários.


Como você enxerga o seu blog? como jornal, revista ou um blog que tem de tudo?
Seria legal ele ser jornal, porque seria o editor-chefe (Na verdade sou, né? Se parar para pensar). Seria interessante ser revista, mas não como a 'Tititi', 'Marie Claire', 'Demillus', 'Avon' ou 'Caras', mas ele é blog mesmo e sou feliz por ser isso! Blog é o lugar ideal para falar de comunicação, indústria cultural e jornalismo, em um só lugar, mas a revista eletrônica 'Fantástico' também, mas está tudo certo! Arrisco dizer, que o JOVEM JORNALISTA é diferente de tudo que já viu! (Tá, tô sendo bem prepotente (risos))

Destes 15 anos de JJ, você viu muita coisa mudar, o que mais te deixou impressionado?
O quanto engordei, fiquei velho e com cabelos brancos! (Risos) Seria, ainda, um jovem jornalista?! Brincadeira! O que me impressiona é que o blog já dura à 15 anos... Nunca imaginei que chegaria até aqui.

Você já pensou em mudar o nome do blog?
Já, principalmente quando terminei a faculdade e me tornei um Jovem Jornalista, de fato. O nome mudaria de acordo com a nova fase, mas deixei a ideia de lado, pois o nome já estava na boca do povão por aí!

Você se vê não fazendo posts?
Nunca! Quero estar velhinho, criando posts! Já pensei em até "doutrinar" meus filhos para escrever no blog também.

O que mais te motiva a criar posts?
A vontade de colocar minha opinião na rede, divulgar minhas ideias e pensamentos. O Jovem Jornalista, no fundo, é um pouco do que eu e os outros colaboradores pensam sobre o mundo e como a comunicação, indústria cultural e jornalismo interferem na vida de cada um dos meu pimpolhos (risos).

Você acha que só falta você fazer uma coluna de culinária para que o JJ vire um "É de casa"?
"É de casa", não, mas é quase um "Fantástico" por ser um blog tão fantástico! (Humildade sempre na cabeça (risos)). O fato é que o blog talvez não tenha culinária, pois não sei cozinhar nada, só sei inventar sucos!

De todos os blogs que você conhece e visita com mais frequência, qual é o que te inspira?
O blog Pequena Jornalista. https://www.pequenajornalista.com/

Qual jornalista vivo ou morto que você gostaria de ter uma amizade?
O jornalista e podcaster mais foda e fantástico que conheço, Ivan Misanzuk!

Cite um post de cada colaborador que participou e participa até hoje que você mais gosta no JJ.

- Stephanie Ferreira: Moleca, espero que não tenha uma atitude de moleque!


- Thalíta Moreira: Atitudes que movem o mundo


- Allan Virissimo: A cultura do atraso


- Layon Yonaller - Nada substitui o papel 


- Pedro Blanche - A resposta de Pedro Blanche a um fantoche frustrado


- Jonas Gomes: A legalização do aborto é boa para um país?


- Thiago Nascimento: O desabafo de um quase-cientista: a irresponsabilidade coletiva


- Arthur Claro: Natal que não tem nada de absurdo


- Rita Andrade: Natal e dois anos de pandemia de coronavírus


- Marilza Luciano: Uma conversa franca sobre jugo desigual nos relacionamentos amorosos


- Arnaldo Woosters: Prep/Pep: O que é, preconceitos, efeitos colaterais e prevenção



- Kaio Miranda: Pais e famílias


Qual é a próxima novidade do JJ?

Pretendo retornar com posts inéditos do Entre Frames e terminar, finalmente, com #Serieteners3, mas para isso acontecer é preciso comprar um computador novo, pois não dá para fazer Entre Frames, quadro que exige muito e é complexo, com a carroça que tenho; e também que termine de ver as séries que me comprometi a assistir.

Encerramos aqui esta entrevista de aniversário do JJ, espero que tenham gostado, que este blog sobreviva até quando o Emerson passar para os filhos dele.

2 comentários:

  1. Un periodista siempre joven, como debe ser. Buena entrevista.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Muito legais suas respostas. Obrigado pela divulgação de meu trabalho.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir