29 de junho de 2022

EXPRESSÕES POPULARES BRASILEIRAS 6

Caros visitantes quero agradecer a vinda de todos antecipadamente, pois sei que nem sempre faço isso e nem respondo os seus comentários, mas quero agradecer pelo carinho que vocês deixam nos comentários, mas hoje não é um post de agradecimento como deu para ver no título, estarei trazendo mais algumas expressões populares brasileiras que julguei interessante compartilhar com vocês, então vamos ver se alguém já viu alguma destas.

Custar os olhos da cara

Significa: Algo que gusta muito caro

Origem: Esta expressão surgiu em referência ao espanhol Diego de Almagro, que foi um dos conquistadores da América, que teria perdido os olhos numa tentativa de invadir uma fortaleza Inca, teria ele dito que para defender os interesses da coroa espanhola lhe teria custado os seus olhos da cara ao conversar sobre a tentativa com o imperador Carlos I (Espanha).

Erro crasso

Significa: Erro grosseiro

Origem: É atribuída aos equívocos do romano Marco Licínio Crasso que em 53 a.C perdeu a batalha de Carras e também a sua vida, ele foi responsável de dividir o poder com Júlio César e Pompeu em 59 a.C no período conhecido como Primeiro Triunvirato, ele era obcecado em querer conquistar o Império Parto (Mesopotâmia), foi então que atacou a cavalaria inimiga em campo aberto e teve o seu exército dizimado.

Entregar de Bandeja

Significa: Entregar sem resistências

Origem: Surgiu na Bíblia, quando a neta Antipas de Herodes pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja e então lhe foi entregue sem nenhuma resistência.

Agora que vocês conheceram algumas das expressões populares brasileiras, quero deixar os links das outras expressões que já compartilhei aqui com vocês e espero que gostem.


3 comentários:

  1. Post muito interessante. Adorei!
    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Gosto imenso destas rubricas que nos dão a conhecer expressões novas!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir