1 de fevereiro de 2019

EXPRESSÕES POPULARES BRASILEIRAS 2

No longínquo dia 04/05/2018 eu fiz o primeiro post "EXPRESSÕES POPULARES BRASILEIRAS" com algumas expressões que encontrei e decidi compartilhar com vocês, hoje resolvi fazer uma continuação, o que vocês acham? Posso continuar este post ou eu paro por aqui? Como não ouvi ninguém dizendo para eu parar, vou continuar.

Pensando na morte da bezerra

Significado: Distraído, introspectivo, alheio a tudo e muito pensativo.
Origem: A história mais aceita é proveniente das tradições hebraicas que se realizavam sacrifícios de bezerros como redenção de pecados, nesta história diz que um filho do Rei Absalão tinha um grande apego a uma bezerra e esta foi sacrificada deixando o garoto triste e se lamentando pela morte da bezerra, após alguns meses o garoto morreu.

Tirar o cavalo da chuva

Significado: Desistir de alguma coisa, abandonar pretensões, perder as ilusões.
Origem: No século XIX, quando uma visita iria ser breve, ela deixava o cavalo ao relento em frente à casa do anfitrião e se fosse demorar colocava o cavalo nos fundos da casa, contudo o convidado só poderia por o animal protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse "Pode tirar o cavalo da chuva".

Lágrimas de crocodilo

Significado: Choro fingido.
Origem: O crocodilo quando ingere um alimento, faz uma forte pressão contra o céu da boca comprimindo as glândulas lacrimais, o fazendo chorar, mas não um choro emocional.

Casa da Mãe Joana

Significado: O lugar ou situação onde vale tudo, sem ordem, onde predomina a confusão, a balburdia e a desorganização.
Origem: Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a minoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar em um prostíbulo que tinha como proprietária se chamava Joana.

Conto do Vigário

Significado: Uma história elaborada com o objetivo de enganar alguém.
Origem: Duas igrejas de Ouro Preto (Minas Gerais) receberam uma Imagem de uma santa de presente, para se decidir qual das duas ficaria com a Imagem, os vigários resolveram deixar na decisão de um burro, eles colocaram o animal no meio das duas paróquias deixando o animal decidir para qual iria, sendo a escolhida pelo animal a vencedora da Imagem, assim o animal escolheu uma e foi, mais tarde se descobriu que um dos vigários tinha treinado o burro.

Gostaram destas expressões? Se gostaram e quiserem mais posso fazer uma parte 3 desse post, basta pedir nos comentários. Estas expressões foram tiradas do site http://www.tudoeetc.com.br caso ninguém goste deste post vou procurar algo mais interessante para compartilhar com vocês.

6 comentários:

  1. Gostei muito de conhecer as origens dessas expressões.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blog amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Essas expressões demonstram claramente a genialidade da mente humana!
    Podemos tanto e nos perdemos por tão pouco! Precisamos acreditar mais em nosso potencial!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. E aqui em Portugal... tais expressões também nos são bem familiares...
    Gosto imenso deste género de posts! Que nos dão a conhecer, a origem de expressões, que por vezes usamos tão frequentemente... desconhecendo o que lhes deu origem...
    Beijinho!
    Ana

    ResponderExcluir