4 de maio de 2018

EXPRESSÕES POPULARES BRASILEIRAS

A língua brasileira é tão complexa que os estrangeiros falam que é difícil de aprender, confesso que é mesmo, mas eu ainda assim gosto da minha língua-mãe e ainda mais da minha pátria que muita gente xinga e não faz nada para modificar, mas o post de hoje não é político e sim de expressões populares brasileiras que eu encontrei os seus significados e as suas origens. Prontos(as)?

Pagar o pato

Significa: Sofrer consequências de algo, ser enganado.
Origem: Num conto do italiano Giovanni Bracciolini (1380-1459), um jovem camponês vende um pato a uma mulher em troca de sexo. O rapaz querendo mais, porém ela se nega. Os dois discutem, nisso o marido chega, perguntando qual o motivo da discussão. Para escapar, o camponês inventa dizendo que faltam 2 vinténs para completar o pagamento do pato, preocupado com o jantar, o corno literalmente paga o pato.

Fazer uma vaquinha

Significa: Unir-se para arrecadar dinheiro.
Origem: Na década de 20, a torcida do time carioca Vasco da Gama elaborou um  jeito de incentivar os jogadores, juntaram uma grana com os torcedores, caso time ganhasse o prêmio era de 25 mil réis ou uma "vaca" (animal correspondente no jogo do bicho).

A cobra vai fumar

Significa: Algo importante vai acontecer.
Origem: A Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na 2ª Guerra Mundial na Europa, tinha como símbolo uma cobra verde fumando um cachimbo, o desenho foi uma resposta à provocação de um jornalista do Rio de Janeiro, que disse que era mais fácil uma cobra fumar que o Brasil entrar na guerra.

Segurar vela

Significa: Acompanhar sozinho um casal.
Origem: Na Idade Média, existiam empregados cuja a função era segurar uma vela para que os trabalhadores mais experientes pudessem fazer suas atividades em ambientes escuros. Há também a versão  que aplicava esta função de segurar uma vela na hora do sexo dos patrões, porém o empregado era obrigado a ficar de costas para não ver o que estava acontecendo.

Santo do pau oco

Significa: Pessoa falsa.
Origem: No Brasil dos séculos 18 e 19, para enganar a Coroa Portuguesa que cobrava impostos da exploração do ouro, alguns garimpeiros escondiam o ouro dentro de imagens sacras feitas de madeira.

Gostaram destas expressões? Se gostaram e quiserem mais posso fazer uma parte 2 desse post, basta pedir nos comentários. Estas expressões foram tiradas do https://mundoestranho.abril.com.br/curiosidades/qual-a-origem-das-expressoes-populares-brasileiras/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_mundoestranho caso ninguém goste deste post vou procurar algo mais interessante para compartilhar com vocês.


2 comentários:

  1. Em Portugal as expressões 'fazer uma vaquinha', 'segurar a vela' e 'santo do pau oco' são utilizadas com o mesmo significado. Não sei se foram vocês a imitar-nos ou o contrário. :)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante os termos, Arthur. Mais interessante são as histórias por trás de cada termo.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir