28 de outubro de 2021

EXPRESSÕES POPULARES BRASILEIRAS 5

No longínquo dia 29 de julho de 2021 fiz a parte 4 das expressões populares brasileiras, mas como sempre estou na busca de ideias para este blog e para o Sem Máscaras e com Pouca Roupa, encontrei mais algumas expressões para compartilhar com vocês, espero que vocês gostem do mesmo jeito que eu gosto de compartilhar tudo que eu gosto.

As paredes têm ouvidos

Outra das expressões populares muito usadas no Brasil, dizer que as paredes têm ouvidos quer dizer que alguém pode estar ouvindo a conversa. Em alemão, francês e chinês existe ditados bem parecidos com este e com o mesmo sentido, como: “As paredes têm ratos e ratos têm ouvidos”.
Há quem diga também que essa foi uma expressão usada para se referir à rainha Catarina de Médicis, esposa do rei da França Henrique II, que era perseguidora dos huguenotes e chegou a fazer furos nas paredes do palácio para ouvir o que as pessoas das quais suspeitava estavam dizendo.


Significa: Alguém pode estar ouvindo a conversa.

Origem: A expressão pode ser referida à Rainha Catarina de Médicis (esposa do Rei Henrique II (França)) que era perseguidora dos Huguenotes e então chegou a fazer furos nas paredes do palácio para ouvir o que as pessoas que ela suspeitava estavam dizendo.

Bola pra frente

Significa: Deixar pra trás a adversidade e seguir em frente.

Origem: Apesar de não ter uma origem registrada, pode ter nascido no futebol.

Nem que a Vaca Tussa

Significa: Algo praticamente impossível de acontecer.

Origem: Ninguém sabe ao certo a verdadeira origem, porém alguns estudiosos acreditam que a expressão surgiu pela dificuldade dos bovinos pegar doenças respiratórias como nós seres humanos.

Estas foram as expressões populares brasileiras que escolhi para compartilhar, mas a seguir tem o link das outras expressões que já compartilhei anteriormente.

6 comentários:

  1. Várias comuns dos dois lados do atlântico.
    Muito por culpa das novelas
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Sou do tempo em que tais expressões eram utilizadas por demais. Hoje nem tanto. Bons e velhos tempos sem o politicamente correto.

    ResponderExcluir
  3. Muitas também são utilizadas em Portugal

    ResponderExcluir
  4. Este tipo de expressões são bem interessantes.
    Há milhares... e muitas delas não se sabe como surgiram.
    Bom fim de semana, caro amigo Arthur.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Grato por me fazer conhecer mais dessas expressões.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir