14 de janeiro de 2022

JANEIRO BRANCO

Hoje no post da parceria Jornalista ≠, eu (Arthur Claro) e o Emerson Garcia (Jovem Jornalista) decidimos fazer um post bem interessante para vocês, o post é que o Emerson vai fazer um post dos moldes do que eu faço, eu escolhi um tipo e desafiei ele a fazer e eu farei um post dos moldes que ele faz, ele escolheu um tipo e me desafiou, agora fiquem com o que eu preparei para vocês e depois vocês visitam o Jovem Jornalista (www.jj-jovemjornalista.blogspot.com) para ver o que o Emerson fez.

Antes que achem que eu estou aqui para defender a causa ariana comemorada no mês de janeiro quero dizer que este post não tem nada haver com isso, é mais uma campanha que vale a pena tomarmos consciência, eu já fiz posts sobre a campanha do "Outubro Rosa" (BASTA!OUTUBRO ROSA e  2 de outubro de 2020 ARTHUR CLARO = PORÉM ≠ NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA) e hoje no post proposto para a tag Jornalista ≠ falarei sobre a campanha Janeiro Branco que é uma campanha para chamar a atenção de todos nós para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas.

Esta campanha surgiu em 2014, com o intuíto de concientizar, combater tabus, mudar paradigmas, orientar os indíviduos e inspirar autoridades a respeito das importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo, a campanha promove paletras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversas e abordagem de pessoas em todos os lugares aonde pode ter uma boa concentração de pessoas. A campanha acontece em Janeiro, pois é o primeiro mês do ano e com isso em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais focadas em pensarem nas suas vidas, em suas relações sociais, nas suas condições de existência, nas suas emoções e nos seus sentidos existenciais, a cor branca é para representar uma "folha em branco" em que as pessoas podem se inspirar a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias.

A Saúde Mental pode acarretar no Estresse que pode gerar um aumento do hormônio Cortisol que assim pode afetar na atenção, na percepção espacial, na memória e também no aumento do sobrepeso.

O Transtorno Bipolar também é algo gerado por causa da Saúde Mental, este transtorno é a alternância quase sempre de forma súbita de humor que vai da depressão para a euforia.

A Ansiedade é outra causa da Saúde Mental, ela provoca no paciente uma preocupação exagerada sobre situações do cotidiano que podem se transformar em gatilhos de disparos para sintomas de embaraço que prejudicam a interação social e o desempenho em público.

A Depressão é também causada pela Saúde Mental, ela tem como sintomas a tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas.

Não hesite em procurar ajuda de alguém para conversar para manter um pouco melhor a sua saúde mental, mas sempre é bom procurar a ajuda médica que pode ser mais eficaz no tratamento. Espero que eu tenha cumprido o desafio de falar sobre o Janeiro Branco e agora é com vocês me digam o que acharam deste meu post e também quero que vocês vão até o Jovem Jornalista para avaliar o que o Emerson fez.

4 comentários:

  1. Texto muito interessante que me deliciou ver e ler. Direi mesmo que didático. O meu elogio
    .
    Feliz fim-de-semana … Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Muy buena propuesta de tu amigo y tuya.

    Un abrazo y éxitos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos dois blogueiros, sempre antenados aos movimentos de relevância.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir