11 de janeiro de 2022

A LÍNGUA PORTUGUESA É COMPLICADA E PERFEITINHA

Aos lusófonos (Que ou quem fala português. Que tem o português como língua oficial ou dominante) quero deixar um textinho para mostrar que a nossa língua é mais linda e bela. Aos que não for lusófono, me desculpe é que eu quis ressaltar a minha língua-mãe.


Um poeta escreveu: “Entre doidos e doídos, prefiro não acentuar”.

Assento não tem acento.

Assento é embaixo, acento é em cima.

Todo junto é separado e separado é tudo junto.

Veja o cágado andando lentamente, pois se você não correr para o banheiro pode ficar todo cagado.

Eu, por exemplo, prefiro coco ao cocô.

Eu não me medico. Em vez disso vou ao médico.

Quem baba não é a babá, mas sim o bebê.

Vou à secretaria para falar com a secretária.

Os seus pais são do mesmo país?

Quem sabe mais entre a sábia e o sabiá. Você já sabia a resposta antes de eu perguntar?

Tudo o que se musica transforma-se em música?

Na sexta comprei uma cesta.

Vão tachar de ladrão alguém que se atreve a taxar muito alto a taxa da tacha.

Asso um cervo na panela de aço que será servida pelo servo.

Espero que acabem por cassar o direito de casar de dois pais no meu país.

A cerração aqui em casa que me impediu a serração de madeira.

Para começar o concerto, tiveram que fazer um conserto no piano.

Ao empossar Luiz como novo ministro, levou a esposa a empoçar a sala de lágrimas.

Uma mulher vivida é sempre mais vívida; enquanto profetiza a profetisa.

O carteiro, que as cartas sela, fugiu da cela num cavalo sem sela.

No caminho, teve sede, e, avistando a sede duma fazenda, correu para lá, onde encontrou uma senhorinha que andava devagar e gostava de divagar.

Ela começou a falar ao cavaleiro viajante sobre um cavalheiro andante, dizia ela que se ele fosse rumo à capital, sem capital, dificilmente lá chegaria.

Ela ofereceu-lhe uma torta, e ele, de cara torta, logo aceitou.

Na fábrica, há quem fabrica bolos com um gosto que eu gosto.

No concelho, ele deu um conselho, na seção, durante a sessão sobre a cessão de alvarás.

Eu canto em qualquer canto, até no acampamento de Verã, vocês verão!

Quando saio cedo de casa, cedo o meu lugar sentado aos mais velhos.

Os alpinistas vão escalar o morro. Eu não vou porque morro de medo!

Na ópera, fiquei na área da frente para melhor ouvir uma ária musical.

Hoje ele pode sair mais cedo, mas ontem não pôde.

Uma forma de fazer um bolo é coloca-lo numa fôrma.

Ele espiava pela janela o preso que expiava a sua pena condenatória.

Enquanto absorvia a água com a toalha, o padre absolvia os pecados dos fiéis.

Ele comprou uma vista à vista, agora não avista quase nada.

Na sua agência, ele agencia as novas modelos.

Tem muita gente que tem vontade de ser agente.

A minha casa fica a cerca de 20 km do centro, ao lado de outra que tem uma cerca de arame farpado.

Vou coser umas meias e, se houver tempo cozer o jantar.

Depois de terminar a rúbrica encomendada coloquei-lhe a minha rubrica.

Eu ratifico o que disse e retifico os meus erros.

Por ora eu quero saber a que hora você chegará em casa, ora bolas!

- Por que faltou às aulas, diga, eu quero saber por quê?

- Faltei porque estava doente. Eis o porquê das faltas.

É preferível vivermos confinados, do que com finados!

Ao caminhar pelo parque vejo uma jovem dama jogando damas com o seu namorado.

Estou sentado no banco esperando a minha vez de fazer um saque no banco.

Tenho uma camiseta sem mangas com uma manga rosa.

Um preso tem apreço pelo preço da liberdade.

O terço não pode ser vendido pelo terço do seu valor.

Uma mãe não precisa ter receio de mostrar o seio ao amamentar seu filho na rua.

A moça se divorciou e isto não nenhuma mossa.

A calça se bota e a bota se calça.

O tio não tem til.

A muito tem atrás era os nossos pais que queriam a Paz no Mundo e Ordem nosso país.

E infelizmente não se tem rima para mãe.


Para ilustrar esse texto vou deixar a música do músico Caetano Veloso chamada Língua.

4 comentários: