2 de outubro de 2020

ARTHUR CLARO = PORÉM ≠ NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Por isso eu (Arthur Claro), venho trazer um post neste humilde blog e no Sem Máscaras e com Pouca Roupa e o Emerson Garcia no seu blog Jovem Jornalista resolvemos criar posts para conscientizar os nossos leitores sobre à prevenção da doença e dizer que apoiamos a campanha Outubro Rosa. Neste blog eu vou deixar algumas perguntas com respostas que encontrei em diversos sites especializados no assunto, mas vale dizer que é melhor procurar um médico para tirar as dúvidas e também para tratar qualquer outra doença.

A amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama?

Sim, pois com a produção de leite, as células mamárias se mantêm ocupadas e assim tendem a se multiplicar em menor escala, o que dificulta os riscos de se contrair a doença.

Homens podem ter câncer de mama?

Sim, mas em casos muito raros, o índice que correspondente ao sexo masculino esta entre 0,6 e 1% dos casos totais de câncer de mama.

O câncer de mama é incurável?

Não, estima-se que 95 a cada 100 mulheres têm chances de cura, quando há um diagnóstico precoce.

Se detectado o câncer, é necessário remover a mama por completo?

Não. Hoje em dia as cirurgias são mais econômicas e é tirado apenas o necessário, conservando ao máximo o seio da paciente. A mastectomia é necessária apenas em caso de tumores grandes.

Gordura ou excesso de peso pode causar câncer de mama?

Sim. De acordo estudos realizados pelo Hospital de Base de Brasília, mulheres que possuam excesso de gordura em sua dieta e estão acima de 10 quilos do peso ideal possuem 40% a mais de chances de desenvolver câncer de mama, em relação às mulheres com alimentação saudável e peso proporcional.

O sutiã pode aumentar o risco de câncer de mama?

Não existem estudos que comprovem a ligação.

Os fatores genéticos podem aumentar o risco de câncer de mama?

Sim. Há certos genes que quando alterados, podem aumentar muito o risco de câncer de mama. O mais famoso e conhecido é o BRCA. Por exemplo, a Angelina Jolie teve mutação do BRCA1 e decidiu tirar as duas mamas e os ovários: decisão correta. A maioria das mulheres, entretanto, não tem mutações genéticas quando adquirem um câncer de mama e não está indicado tirar os ovários das mulheres que não têm alterações no BRCA.

Por que uma mulher deve fazer mamografia?

Porque a mamografia detecta cânceres pequenos e assim tem uma maior a chance de cura.

O uso da pílula anticoncepcional aumenta o risco de ter um câncer de mama?

Provavelmente sim, um estudo recentemente publicado mostrou um pequeno aumento de 20%. Mas mostrou também uma diminuição global dos cânceres. Por exemplo: reduziu câncer de ovário e de intestino grosso. Então aumentou um pouco o câncer de mama, mas reduziu outros cânceres, diminuindo no global a incidência.

A frequência sexual interfere na ocorrência de câncer de mama?

Não. Especialistas afirmam que não há relação alguma entre a frequência sexual e o surgimento do câncer. É importante mencionar que a atividade sexual não ajuda a proteger as mamas contra o câncer. O que protege contra doenças mamárias é a gravidez e a lactação.

O exame de mamografia é muito caro?

Não. Toda paciente atendida pelo SUS não paga nada para a realização da mamografia. Todos os convênios e seguros de saúde cobrem o custo do exame.

Mulher que menstrua cedo na vida está mais propensa a ter câncer de mama?

Sim, pois a menstruação precoce indica que o corpo já está produzindo bastante estrogênio e progesterona, os hormônios femininos, desde cedo. Acontece que o estrogênio estimula a proliferação das células da glândula mamária. E, se uma delas é cancerosa, a chance de produzir cópias defeituosas sobe.

Prótese de silicone impede a realização de mamografia?

Não, pois mesmo com implantes, é possível fazer o exame e diagnosticar a doença. Agora, em alguns casos, o médico pode mesmo solicitar exames complementares, como ultrassonografia ou ressonância.

Emoções negativas como estresse, mágoas e raiva podem causar câncer?

Nenhum tipo de câncer surge a partir de sentimentos negativos. Por mais profunda que seja sua mágoa, tristeza ou depressão, essas emoções não têm a capacidade de se transformar em tumores.

Praticar uma atividade física ajuda na prevenção?

Sim, fazer cerca de 30 minutos diários de caminhada são suficientes. E a atividade traz benefícios extras: mantém os ossos fortes e a cabeça tranquila.

O câncer de mama pode ser causado por um trauma (batida) nos seios?

Não, pois a batida não é capaz de desencadear o tumor. Não é por causa de um trauma que as células malignas vão se multiplicar de maneira desenfreada. Entretanto, os machucados e hematomas ajudam despertar a atenção da mulher para essa região do seu corpo.

Fontes:

http://www.oswaldocruz.com/

https://accamargo.org.br/

https://www.clinipam.com.br/

https://vencerocancer.org.br/

http://www.oncoguia.org.br/


4 comentários:

  1. Muy noble de tu parte apoyar esta causa y ayudar a concienciar a las personas es admirable, gracias por tu paso y comentario en mi blog saludos

    ResponderExcluir
  2. Una entrada interesante y muy aclaratoria. Te felicito.
    Gracias por tus palabras en uno de mis blogs.

    Mil besitos.

    ResponderExcluir
  3. Me has dejado un saludo y este enlace en mi blog. Interesante lo que cuentas, asi todo junto es informacion precisa. Gracias!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela pesquisa e construção do post. Sim, estamos unidos nessa campanha. Obrigado pela parceria.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir