15 de maio de 2023

EXPRESSÕES POPULARES BRASILEIRAS 7

Hoje o post é mais um da coletânea de expressões populares brasileiras com as suas origens e seus significados. Espero que vocês gostem do mesmo jeito que eu gostei de conhecer e por isso que estou apresentando para vocês.

A cavalo dado não se olha os dentes

Significado: A expressão significa que quando se recebe algo, não se deve fazer exigências, nem cobranças nem questionamentos sobre aquilo que é recebido.

Origem: Vem da comercialização de cavalos, antigamente os compradores tinham de observar os dentes do animal antes de adquiri-lo, pois esta observação dá pra saber a idade do animal, caso o vendedor estivesse mentindo conseguiria ser desmascarado com esta observação e então se o cavalo fosse dado não precisava ser questionado a sua idade.

Colocar panos quentes

Significado: É uma expressão de uso figurado, utilizada para fazer referência a uma tentativa de amenizar uma situação.

Origem: Tem por base o tratamento terapêutico de forma paliativa, no qual os panos quentes são aplicados sobre determinada parte do corpo para aliviar as dores e/ou sintomas da febre.

Uma andorinha só não faz verão 

Significado: Que o trabalho em grupo é mais produtivo que o trabalho solitário.

Origem: A primeira menção a esta expressão foi feita no livro "Ética a Nicômano" de Aristóteles, porém no livro ele menciona que uma andorinha não faz a primavera, mas o significado é o mesmo.

Sair à francesa

Significado: Sair sem que ninguém perceba e/ou sem se despedir de ninguém.

Origem: Surgiu na Inglaterra por causa de uma rixa entre ingleses e franceses, os ingleses diziam que os franceses eram rudes e saíam das festas sem se despedir dos outros.

Estas foram algumas expressões populares brasileiras, eu vou disponibilizar as outras que já fiz para que vocês conheçam também, mas caso vocês conheçam alguma que eu não disse, pode deixar nos comentários que eu vou gostar de saber, mas caso tenha alguma expressão em outra língua também vou gostar de conhecer.


4 comentários:

  1. Luego clico en los enlaces, ahora nos vamos a comer, las que he leido tambien las compartimos en estas tierras, Abrazos

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de conhecer essas expressões. Bem curiosas.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Muito legal as expressões populares, já conhecia algumas
    que antes o povo sempre falavam.
    Rever agora é muito bom

    Excelente semana, Arthur!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Em Portugal não é bem assim.
    Cavalo dado, tudo no singular; a andorinha não faz a Primavera; e sair à inglesa.

    ResponderExcluir