17 de março de 2022

NOME DE SANTO



Poucos me quiseram
Mas muitos me desprezaram
Minha mãe foi valente
Me defendeu com unhas e dentes
Eu nasci assim mesmo
Recebi o nome de Santo

Minha mãe é batalhadora
Trabalha sem pestanejar
Ela tem um sorriso tímido
Ela me ama
E eu amo muito ela
Tenho o nome de Santo

Fui pra escola do bairro
Aprendi com as professoras
Reprovei em algumas matérias
Ia sempre comer merenda
E brincava de ciranda
O meu nome é de Santo

Minha mãe já não aguentava trabalhar
Ela é humilhada por causa da sua cor
Ela é uma mulher linda
Mas nenhum homem quer ela
Ela diz que eu sou o homem da vida dela
E o meu nome é de Santo

O tempo passa e eu cresço
Viro um belo rapaz
Isto tudo aos olhos da minha mãe
Começo a trabalhar no mercadinho da esquina
Ganho pouco
Mas meu nome é de Santo

Um dia vou fazer a minha mãe feliz
Vou cuidar dela como ela cuidou de mim
Vou dar uma casa pra ela morar
Vou fazer ela parar de trabalhar
Minha mãe será a Rainha do meu reino
Pois ela me registrou com nome de Santo

Um dia nos surpreendeu
Eu voltava pra casa
Minha mãe estava trabalhando
Eu estava no portão de casa
Três policiais me perguntaram o meu nome
Respondi que é nome de Santo

Eles então me revistaram
Me deixaram de ponta cabeça
Olharam na minha mochila
Não sei o que procuravam
Me mandaram andar sem olhar pra trás
Agradeci por ter o nome de Santo

Quando eu menos esperava
Os três covardes me alvejaram
Recebi 18 tiros por trás
Cai sangrando na calçada
Fui abandonado ao relento
Mas o meu nome é de Santo

Arthur Claro


Essa poesia foi criada com inspiração em duas músicas que eu gosto, que são O Meu Guri do Chico Buarque e Faroeste Caboclo da Legião Urbana, mas também tem inspiração em muitas notícias que já vi durante a minha vida. As músicas deixei no começo para que já fiquem a disposição das pessoas ouvirem se quiserem para entender melhor a minha poesia. Agora quero ver nos comentários quem vai acertar o nome da criança.

2 comentários:

  1. Gostei muito da poesia. Acho que o nome da pessoa é "Antônio".

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir