17 de agosto de 2020

5 "NOVAS" EMOÇÕES HUMANAS

Procurando alguma ideia de post para este blog acabei encontrando um post no site Fatos Desconhecidos sobre 10 emoções que o ser humano pode ter, então eu li e resolvi fazer este post com 5 emoções que me chamaram a atenção, vou deixar no final deste post o link para que vocês verem as outras emoções, mas já adianto que "antes" nos seres humanos tínhamos seis emoções básicas que são a felicidade, a tristeza, o medo, a raiva, a surpresa e o desgosto, porém em 1980 o psicólogo americano Robert Plutchik apresentou a sua Roda de Emoções, nela ele mostrou que nós possuímos oito estados emocionais que são. a alegria, a aceitação, o medo, a surpresa, a tristeza, o desgosto, a raiva e a antecipação, pra ele a combinação destas emoções podem resultar em emoções mais complexas, tais como o amor, porém em 2017 ocorreu um estudo feito por Alan S. Cowen de Berkeley e Dacher Keltner, que pegou a ideia de Plutchik e dividiu as emoções em 27 categorias, nisto o escritor John Koenig, passou sete anos compilando e definindo as categorias em seu Dictionary of Obscure Sorrows, agora eu (Arthur Claro) apresento cinco das emoções que me chamaram a atenção para compartilhar com vocês.

OPIAIsso é a intensidade ambígua de olhar nos olhos de alguém, esse ato pode deixar a pessoa sentindo ao mesmo tempo uma invasão e vulnerabilidade. É como se olhasse através do buraco de uma porta da casa de alguém e fosse capaz de dizer que tem alguém parado lá.

MONACHOPSIS: É a sensação de se sentir fora do lugar onde está, uma sensação de mal adaptação, de estar desajeitado.

RUBATOSEÉ a constante percepção do seu batimento cardíaco, quando um tênue pulsar muscular já te faz lembrar que dentro do seu corpo correm veias e que elas estão em constante batimento.

OCIOLIOLISMOEsse sentimento é de ter a consciência da pequenez humana, é saber que não se pode tirar uma conclusão significativa sobre o mundo ou sobre o passado e a complexidade da cultura, por mais que a história seja épica, ela tem um tamanho bastante pequeno.

Quem gostou destas "novas" emoções, mas eu quero continuar a emoção de alegria de ver pessoas comentando e de surpresa quando eu ver que fiz um post que chamou a atenção de alguém, para ver as outras 5 emoções "novas" entre aqui https://fatosdesconhecidos.ig.com.br/10-emocoes-que-voce-nao-sabia-que-o-ser-humano-tinha/

Um comentário:

  1. Interessante essas emoções. Como o ser humano é complexo né? Esse post me lembrou Divertida mente.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo nesse período, temos dois novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir