12 de novembro de 2018

EMPATIA

Segundo o site Dicio, Dicionário Online de Português a palavra que dá título a este post tem as seguintes definições:

substantivo feminino
Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.
Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.
[Psicologia] Identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la.
Competência emocional para depreender o significado de um objeto, geralmente de um quadro, de uma pintura etc.
Faculdade para idealizar ou traçar a personalidade de alguém, projetando-a num dado objeto, de maneira que tal objeto pareça estar indissociável desta.

Sociologia. Compreensão do "Eu" social a partir de três recursos: enxergar-se de acordo com a opinião de outra pessoa; enxergar os outros de acordo com a opinião de outra pessoa; enxergar os outros de acordo com a opinião deles próprios.

Agora você deve estar querendo saber o motivo de eu fazer um post com este conteúdo, eu respondo em breve depois dos reclames do plim plim, quero dizer após o trailer do filme Patch Adams, assistam o trailer e volte aqui para ver o motivo de eu fazer este post.


Voltando a programação normal, agora chega de suspense, o motivo que eu fiz este post é porque a palavra EMPATIA é a segunda palavra que eu gosto da língua portuguesa sendo que a primeira é SAUDADES. Vamos ser mais empáticos, simpáticos e nada apáticos com os nossos seres humanos ao redor desse mundo grande só no modo de falar, este foi o meu post de retorno das férias que precisei tirar das minhas atividades bloguerísticas, quem sabe esta volta represente um novo começo para este blog. Aguardem cenas dos próximos capítulos

4 comentários:

  1. É uma excelente palavra, essa, empatia. E com tantos significados compreendo por que motivo gostas dela…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Um regresso em grande, diria eu.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  3. É uma palavra forte mesmo.
    Que bom que retornou.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir