20 de abril de 2023

PARA O VÔ TONICO


O pontear de uma viola
Me faz lembrar do meu avô Antonio
Mais conhecido como Vô Tonico
Foi ele que me ensinou a dançar catira
E nas tarde de domingo fazíamos uma fogueirinha
Ele também fez uma espada de madeira pra mim

Me lembro que ele gostava de contar suas histórias
Da infância que ele viveu
Ele também me presenteou com três passarinhos
O Unhudo que tinha garras grandes
O Yellow que era todo amarelo
E o Vinhado que fugiu (mas conseguimos recuperar)

Esta poesia de algumas lembranças
De quando eu era pequeno
Feita com carinho e saudades
Saudades de te ver sorrindo
Saudades de te ver pontear a viola
Saudades de você (Vô Tonico)

 Arthur Claro


Essa poesia foi criada após eu ouvir Tonico e Tinoco enquanto eu lavava a louça, sim eu lavo a louça ouvindo músicas, escuto de tudo que for ritmo, no dia decidi ouvir esta dupla que deu vontade no momento e ai ouvido os ponteados da viola fui me lembrando do meu avô paterno que adorava pontear a sua viola e eu na minha infância aprendi com ele dançar catira, vejam aqui o post que eu fiz sobre a minha relação com o sertanejo raiz ou moda de viola (SERTANEJO DE RAIZ OU MODA DE VIOLA) e ao som das músicas caipiras que me inspirei para esta poesia. Os nomes dos pássaros são todos reais, vale dizer que o Vinhado (era por que eu queria dizer que ele era um viado por ter escapado). A foto que ilustra esta poesia é ele com a sua viola, o vô Tonico não tem nenhuma ligação com a dupla somente o lance de ter me mostrado este ritmo musical.

2 comentários:

  1. Arthur, muito boa poesia!!! Que tal colocá-la nesses concursos por aí? Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem. Imagino o tanto que ele deve te fazer falta.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir