10 de janeiro de 2026

10/01/2026 - VÊNUS HOTENTOTE

Eu (Dayene Soeiro) já tinha lido de forma superficial um trecho de “(Des)colonização do Corpo Feminino Negro” sobre a Sarah Baartman, eu recentemente estava lendo o livro “Como ser um educador antirracista” de Barbara Carine, onde a autora fala sobre a utilização do corpo das mulheres negras como objetos, senti uma necessidade de escrever um pouquinho a respeito, para compartilhar com vocês.

A sexualização e a objetificação do corpo feminino negro durante séculos foram animalizados e aliciados para servir meramente ao desejo sexual dos homens brancos e gerar raiva para as mulheres brancas.

Os homens brancos sentem o prazer de dominar e subalternizar a mulher negra, colocando que elas só servem para o sexo, para os cuidados domésticos e nada além disso.

Sarah Baartman foi ironicamente chamada de Vênus, teve o corpo exposto como uma atração de um circo de show de horrores, porém a colonização ainda trata os corpos negros e não magros, os ditos corpos fora do padrão como aberração, ela viveu na penúria e morreu muito jovem.

Infelizmente ainda hoje temos esse racismo sexual muito presente na nossa estrutura social, espero que este meu texto não seja o último a fazer uma denúncia e incentive mais pessoas a replicar e/ou escrever sobre fazendo que mais outras pessoas reflitam e se conscientizem.

Este foi terceiro texto da Dayene, espero que tenham gostado e que reflitam sobre esse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário