22 de dezembro de 2025
19 de dezembro de 2025
18 de dezembro de 2025
SOU PRETA E DAÍ?
Eu sou preta demais. Preta demais para tudo. Ainda vejo que a branquitude é tomada como referência do ideal, do aceitável.
Não importa o quanto eu me vista bem, o quanto minha roupa seja cara ou quanto dinheiro eu tenha na bolsa: eu sou preta e sempre serei. Eu sou o incômodo, a falta, a ausência. Eu sou a maior interferência no sistema.
Que audácia... que ousadia dessa pretinha! Como eu ouso estar aqui, nesse espaço?
É assim que percebo os olhares, mesmo quando são acompanhados de sorrisos que tentam disfarçar o desprezo. Desprezo pela minha imagem, pela minha pele, pelo meu cabelo. Tudo em mim é visto como “demais”: cabelo grande demais, alto demais, chamando atenção demais.
E, diante disso, como pensar a ancestralidade como algo positivo em uma sociedade que insiste em reduzir nossa herança à escravidão?
Minha ancestralidade me alimenta, me fortalece, me mantém de pé quando tudo ao redor insiste em me derrubar. Foi ela que manteve minhas irmãs vivas. É ela que me sustenta na luta por um futuro de verdadeira liberdade.
Um futuro em que a mulher preta é semente, e encontra terra nutrida com todos os afetos necessários para florescer e dar frutos.
A maternidade preta tem esse papel: educar os nossos para além do esperado, para que não se tornem estatística da violência, para que não sejam apenas sobreviventes com o mínimo.
Seremos vivência de afeto, amor, sucesso e grandeza.
É nossa estratégia manter o povo seguro e consciente das instruções deixadas pelos ancestrais, para não Este foi o texto inaugural da Dayene, gostaram? Deixem um comentário para ela e também se quiserem mais posts assim, podem deixar um sugestão de tema para quem sabe ela desenvolva ou também eu posso tentar me arriscar.
Uma boa terça-feira para todos e até um próximo post. a uma sociedade mesquinha que insiste em acreditar que nos conformamos com migalhas.
Às vezes, até nos damos importância demais. Mas isso não significa que sejamos pouca coisa. Significa compreender que cada momento tem seu ritmo, e que as coisas acontecem em seu tempo.
Colocar intenção e presença em nossos movimentos não nos blinda de sentir frustrações ou decepções — afinal, somos humanos. Mas conseguimos reconhecer, nomear e transformar essas emoções.
Eu acredito que posso ser melhor.
Este foi o segundo texto da Dayene, gostaram? Deixem um comentário para ela e também se quiserem mais posts assim, podem deixar um sugestão de tema para quem sabe ela desenvolva ou também eu posso tentar me arriscar. Uma boa quinta-feira para todos e até um próximo post.
POSTAGEM:
AMIGA,
AMIZADE,
DAYENE SOEIRO,
PELE PRETA,
PELÍCULAS DA DAYENE,
PRETA,
REFLEXÃO,
TEXTOS
17 de dezembro de 2025
16 de dezembro de 2025
15 de dezembro de 2025
12 de dezembro de 2025
QUERIDO PAPAI NOEL...
Eu esse ano me comportei direitinho, não briguei com as minhas irmãs, não briguei com meus amiguinhos, não discuti por causa de política, xinguei e comemorei com o meu time do coração (São Paulo), se você acompanhou vai me dar razão por xingar ele, trabalhei todos os dias das 8:00 até às 17:00 sem ter nenhum problema com os meus superiores, tomei banho todos os dias, escovei os dentes, dormi todos os dias no horário de sempre que não é tão cedo e nem tão tarde, pois sou CLT.
Espero ter falado tudo para mostrar que fui um bom garoto este ano de 2025, então vou te enviar um gif logo abaixo dessa cartinha para você ver o que eu quero de presente.
OBS: É o presente que esta com o laço vermelho, não é a árvore de natal e nem as outras coisas, caso não trazer, pode ser que o ano que vem você não tenha o Rudolf fazendo parte da sua equipe no trenó, será que você entendeu?
Ass: Arthur Claro
11 de dezembro de 2025
10 de dezembro de 2025
9 de dezembro de 2025
OIAPOQUE POR DAYENE SOEIRO
Hoje começa a tag "PELÍCULAS DA DAYENE" aqui no meu blog com textos escrito pela minha amiga Dayene Soeiro, sempre que ela escrever algo irei compartilhar com vocês, serão sempre textos de assuntos que ela sentir vontade de escrever, eu não sei até o momento que ela me entrega.
Ponte Binacional Franco-Brasileira: Atravessa o rio Oiapoque ligando o Oiapoque, no Amapá (Brasil) e São Jorge do Oiapoque na Guiana Francesa (França).
Oiapoque é uma encruzilhada, lugar de curiosidade, onde uma pessoa sem nenhuma instrução ou acesso a educação formal pode falar tranquilamente quatro idiomas (francês, português, inglês, crioulo e também as mais de cinco línguas indígenas), um lugar que transpira energia de criação, uma ponte onde verticalizou os olhares para o futuro e diálogo transversalmente com o mundo globalizado, existe uma egrégora de progresso embora ainda sobe olhares exploradores e oportunistas. Ainda assim é caminho é passagem é escolha é fronteira onde o limite é um rio onde navega os sorrisos e sonhos de um povo vibrante que ainda está aprendendo a sua própria realidade e assumindo sua responsabilidade sobre seu território, Oiapoque bem dito assim tenho ouvido sussurros de esperança.
Este foi o texto inaugural da Dayene, gostaram? Deixem um comentário para ela e também se quiserem mais posts assim, podem deixar um sugestão de tema para quem sabe ela desenvolva ou também eu posso tentar me arriscar. Uma boa terça-feira para todos e até um próximo post.
POSTAGEM:
AMIGA,
AMIZADE,
CURIOSIDADES,
DAYENE SOEIRO,
PELÍCULAS DA DAYENE,
REFLEXÕES,
TEXTOS
8 de dezembro de 2025
5 de dezembro de 2025
4 de dezembro de 2025
3 de dezembro de 2025
O NATAL ESTÁ CHEGANDO...
Esta árvore natalina infelizmente não é minha, mas gostaria do líquido que vai dentro desses barris. Quem quiser me presentear nesse Natal, entrem em contato via Instagram @arthur_claro
POSTAGEM:
ÁRVORE DE NATAL,
FELIZ NATAL,
FELIZ NAVIDAD,
INSTAGRAM,
JACK DANIEL'S,
NATAL,
PRESENTE,
WHISKEY
2 de dezembro de 2025
1 de dezembro de 2025
UMA MÚSICA PARA DAYANE SOEIRO
Hoje compartilho com vocês uma música que gosto para homenagear a minha amiga Dayene.
A Dayene Soeiro é a minha amiga da cidade de Oiapoque - AP, eu resolvi fazer esta homenagem e também editar uma imagem dela que esta abaixo.
POSTAGEM:
AMIGA,
AMIZADE,
DAYENE SOEIRO,
DICA DE MÚSICAS,
DICA MUSICAL,
ELZA SOARES,
OIAPOQUE,
SEGUNDA-FEIRA










