22 de julho de 2021

MARIA MADALENA

Se você achou estranho o título deste post, aliás é quase improvável você ver posts religiosos aqui neste blog, pois eu (Arthur Claro) não sou muito de falar sobre as religiões aqui, porém já fiz dois post sobre, sendo um sobre São Tomé que é um dos santos que eu tenho apreço e outro post sobre Santa Edwiges porque veio este nome na minha cabeça durante um momento pouco comum (os dois posts estarão linkados no final deste post). Mas voltando ao que interessa, eu vim aqui trazer algumas curiosidades sobre Maria Madalena que eu encontrei em um site com diversas curiosidades (infelizmente não tenho mais o link do site que encontrei). Hoje é a data em que ela é celebrada. Ela já foi padroeira das mulheres, dos farmacêuticos e até dos cabeleireiros. Não tenho provas de ao contrário das curiosidades e não estou aqui para discutir sobre e sim compartilhar as curiosidades que me fizeram gostar e criar este post para vocês.

Ela não era uma prostituta: Por muitos séculos de desinformação fizeram que a maioria das pessoas a acreditar que Maria Madalena era uma prostituta, porém segundo a BBC, a mulher que era prostituta no evangelho de Lucas que lava os pés de Jesus não tem nome, e não existe razão para acreditar que ela era Maria Madalena. Mas para o Papa Gregório, no século VI, ele disse que a prostituta e Maria Madalena eram na verdade a mesma pessoa, porém foi assim que foi ensinado até 1969, mas depois disso, a Igreja Católica admitiu que errou. Maria Madalena veio na verdade de uma vila de pescadores e foi uma mulher bastante independente e com um alto status social. Ainda segundo teorias, ela teria o seu próprio dinheiro e teria apoiado Jesus financeiramente em algum ponto de sua vida.

Presença no Evangelho: Os Evangelhos muitas vezes parecem contar versões diferentes da mesma história, porém uma coisa que é consistente neles: a presença de Maria Madalena em todas as versões, segundo a Odisseia Bíblica, mesmo quando ela deixa de ser confundida com outras mulheres, ela ainda aparece em todos os evangelhos. Os quatro evangelhos concordam que ela estava presente na crucificação, sepultamento e ressurreição de Jesus. E foi na ressurreição que ela teve um grande papel,  Maria Madalena teria sido a primeira pessoa a ver Jesus voltar e também é a primeira a contar para as pessoas que Ele voltou.

Evangelho próprio: Na Bíblia, não estão todos os Evangelhos sobre a vida de Jesus, pois alguns se perderam ao longo dos séculos. E segundo a BBC, um desses Evangelhos apareceu aleatoriamente no Cairo (Egito) em 1896, um estudioso alemão encontrou um livro de papiro encadernado em couro e escrito em copta (língua dos egípicios catolícos do século III). Esse livro acabou sendo o Evangelho de Maria. O autor é desconhecido, mas estudiosos datam ele do segundo século ou antes um pouco disso, este documento não é reconhecido pela Igreja, por isso é apresentado como um dos textos apócrifos. Mas ele conta algumas histórias que tornam Maria Madalena ainda mais significativa na Bíblia.

Casamento com Jesus: Esta teoria de que Jesus e Maria Madalena foram casados foi apresentada várias vezes. E os Evangelhos apenas contam a vida dele de recém-nascido até os 33 anos em poucas linhas, isso deixa lacunas para especulações, segundo os autores do livro "The Lost Gospel", eles se casaram e tiveram dois filhos. E os autores fizeram essa descoberta quando traduziram um documento do século VI chamado A História de José e Aseneth.

Presença na Última Ceia: A obra de Leonardo da Vinci deu origem à várias teorias da conspiração envolvendo Maria Madalena, em todos os evangelhos, essa última refeição de Jesus com seus apóstolos é mencionada, mas nunca é dito que Maria Madalena estava presente, no quadro de Da Vinci, quem está à direita de Jesus é João sendo socorrido no meio de um desmaio ao saber que um deles tinha traído Jesus. Mas ele aparece com cabelos longos e traços femininos. E por isso, algumas pessoas acreditaram que na verdade não era João, mas sim Maria Madalena.

Crânio encontrado: Segundo algumas pessoas, Maria Madalena fez uma rota alternativa quando Jesus subiu aos céus, de acordo com o Catholic Travel Guide, uma lenda diz que ela e mais 70 cristãos perseguidos foram colocados em um barco e empurrados ao mar para morrer, mas Deus interveio e o barco atracou na França com segurança, depois disso, Maria Madalena espalhou o Evangelho por um tempo e depois foi morar em uma caverna. Quando ela morreu seus ossos ficaram lá por mais de mil anos. E essa caverna onde, supostamente, foi encontrado o esqueleto de Maria Madalena é celebrada uma missa diária.

SÃO TOMÉ

SANTA EDWIGES

2 comentários:

  1. Seguramente la mejror discípula y seguidora de un tal Jesus, y tal vez hasta su mujer, así que no podían consentir que pasase por sabia, mejor por meretriz :-)

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Curiosidades muito interessantes!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir