31 de maio de 2018

2 POESIAS DECLAMADAS POR PAULO AUTRAN

Paulo Autran foi um ator brasileiro que declamou as duas seguintes poesias que encontrei no Youtube, sendo "A Carolina" de Machado de Assis e "Se eu morresse amanhã" de Álvares de Azevedo.

A Carolina - Machado de Assis


A CAROLINA

Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.

Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
Que, a despeito de toda a humana lida,
Fez a nossa existência apetecida
E num recanto pôs um mundo inteiro.

Trago-te flores, - restos arrancados
Da terra que nos viu passar unidos
E ora mortos nos deixa e separados.

Que eu, se tenho nos olhos malferidos
Pensamentos de vida formulados,
São pensamentos idos e vividos.

Se Eu Morresse Amanhã - Álvares de Azevedo


SE EU MORRESSE AMANHÃ

Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!

Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que amanhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!

Que sol! que céu azul! que doce n'alva 
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!

Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o doloroso afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!

2 comentários:

  1. Duas putas leituras!

    Gosto muito de Assis.
    Azevedo, então...

    Os dois pulsam sentimento, como se os versos fossem linhas trêmulas que merecem e precisam ser compartilhadas. Narradas, especialmente por Autran, ficaram magníficas.

    ResponderExcluir