11 de dezembro de 2015

RENATO RUSSO POR ARTHUR CLARO

Eu estava trabalhando normalmente, então tive a ideia para fazer este post, quando eu menos espero a rádio que estava tocando começa a tocar a música "Pais e Filhos" da Legião Urbana, isso ocorreu na terça-feira (08/12/2015), será que foi um aviso para mim fazer? Acho que sim, pois nesta rádio só toca músicas atuais e de gêneros musicais que eu particularmente não gosto, que são sertanejo universo otário (universitário), funk entre outros que são mais músicas populares aonde as rádios ganham dinheiros das produtoras musicais para tocar, não vou ficar falando disso, pois vim aqui para falar do Renato Russo, então vamos lá. eu conheci o Renato Manfredini Júnior depois que ele morreu, não foi pessoalmente infelizmente, pois quando ele começou a carreira musical eu não tinha nascido e quando ele morreu eu tinha 10 anos e não tava ligado em ouvir com afinco as músicas dele. O que eu sei da vida dele foi de entrevistas que eu vi pelo Youtube dele e de pessoas que que viveram com ele, assisti a uma peça monólogo que contava a sua vida, vi também o programa "Por toda a minha vida" da Rede Globo que contou a vida dele, eu também conheci a sua vida nas letras das músicas que ele compôs, também pesquisando no Wikipédia (sim apelei para este site) e até assistindo o filme "Somos tão Jovens" que na minha opinião não foi um bom filme bom, foi um filme clichê com falas clichês aonde encaixava letras das músicas em diálogos, mas quem sabe um dia eu revejo o filme e faça aqui uma análise cena por cena deste filme, assim vocês irão entender o motivo de eu não ter curtido muito o filme, por falar em filme, o Faroeste Caboclo é joia e o clipe promocional da telefonia Vivo da música "Eduardo e Mônica" que comemorou o dia dos namorados também é bom, pois os dois conseguiram transmitir o que eu ouvia e imaginava quando escutava as músicas. Estou enrolando? Me desculpem, agora vou falar sobre a vida do Júnior, como o Renato era chamado pelos pais e irmã, Renato nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960, porém em 1973 mudou-se com a família para Brasília, foi então que aos 15 anos Renato foi diagnosticado com uma doença óssea, a Epifisiólise na qual ele teve que fazer uma cirurgia para implantar pinos na bacia, fazendo que Renato ficasse um tempo sem se locomover, foi no período de 15 aos 17 anos que Renato ficou "preso" em seu quarto somente lendo de tudo que podia e estava ao seu alcance e ouviu bastante músicas, foi então que ele se auto-batiza Renato Russo, inspirado nos filósofos Bertrand Russell, Jean-Jacques Rousseau e pelo pintor Henri Rousseau, já recuperado ele passa no vestibular para Jornalismo e nesse mesmo momento trabalha como professor de inglês, mas a sua vontade era ser mesmo ser músico, foi então que Renato junto com Fê Lemos formavam a primeira banda dos dois que era o Aborto Elétrico, mas só tinha Renato tocando baixo e Fê Lemos tocando bateria, então foi num dia ao acaso que Renato vê um punk estilo Sid Vicious porém loiro, Renato se aproxima dele falando em inglês e então os dois tem uma química perfeita e virão amigos, este Sid Vicious loiro é André Pretorius, depois disso o Aborto Elétrico está com a sua formação completa, fazendo shows pequenos, depois de um show Petrorius teve que servir o exército, porém na África do Sul, pois ele era filho do embaixador do país, nisso Renato ensina Flávio Lemos (irmão do Fê Lemos) a tocar baixo, Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto) assumi a guitarra, Renato fica somente com os vocais, foi então no fatídico dia 08 de dezembro de 1980 que ocorreu o assassinato de John Lennon, fazendo que muitos fãs ficassem tristes entre eles esta Renato que resolveu seguir o pedido da Yoko Ono que no dia seguinte deste fato para que todos os fãs meditassem, além de meditar Renato se embebedou até a hora de um show que o Aborto tinha naquela noite, neste show Renato cantava as músicas fora do ritmo e isso fez que Fê Lemos se irritasse e num ato impensável joga contra Renato uma baqueta, encerrando o show, foi por esse motivo então que Renato resolve acabar a banda também. O tempo passa e Renato começa a se apresentar somente com um violão adotando o nome Trovador Solitário, pouco tempo depois se junta com Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos formando a Legião Urbana, que mais tarde entra para a banda Renato Rocha, a Legião teve a ajuda de Herbert Vianna e a sua banda Paralamas do Sucesso, que estavam gravando o primeiro disco e nele resolvem tocar a música "Química" do Renato, que faz o produtor querer conhecer Renato e foi assim que Paralamas viraram os padrinhos da Legião. Foi em 1989 que Renato foi diagnosticado soropositivo, mas nunca revelou publicamente, foi então que no dia 11 de outubro de 1996 morre decorrente de complicações causadas pela Aids, Renato teve um filho, o Giuliano Manfredini (não quero falar sobre esse sujeito, mas quem quiser saber o motivo procurem no Google por "Giuliano Manfredini contra Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos" ). Está foi uma breve biografia do Renato Russo, agora quero dizer que ele me influenciou no modo de ver o meu país tanto com o Amor e Ódio, vendo tudo isso nas letras das músicas, ele me influenciou a escrever poesias e compor músicas. Para finalizar este post vou deixar uma música de uma banda que influenciou Renato musicalmente e até na dança que ele fazia que foi influenciada pelo vocalista Ian Curtis da banda Joy Division, a música é Atmosphere que é uma das que eu mais gosto desta banda.


Observação: Alguém entendeu o motivo de eu me inspirar a fazer este post sobre o Renato Russo antes de tocar a música na rádio? E pelo motivo de eu achar que foi um sinal? Eu não falei do show de Brasília que foi um dos shows que o próprio Renato não gostaria de lembrar. Vale falar que eu tenho uma tatuagem que é em homenagem ao Renato Russo e a Legião Urbana.

Obrigado pela atenção de todos. Urbana Legio Omnia Vincit e Força Sempre

Um comentário:

  1. Entendedores, entenderam...
    Simples assim...
    Belo post!
    Bjus

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir